Quem somos
O projeto Termus – Territórios Musicais é desenvolvido, em parceria, pelo Museu da Terra de Miranda (Portugal) e pelo Museu Etnográfico de Castilla y León (Espanha).
Museu da Terra de Miranda
Miranda do Douro
O Museu da Terra de Miranda é um museu etnográfico localizado na cidade de Miranda do Douro. O Museu está situado no centro histórico, e encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII.
O edifício museológico, que se estende ao longo da rua Mouzinho de Albuquerque, deixa transparecer, através da sua estrutura, memórias que nos transportam para a prática e história do seu funcionamento, onde se desempenharam, igualmente, funções de Cadeia Municipal até ao ano de 1790.
O edifício recebe, desde o ano de 1982, as coleções etnográficas e arqueológicas cuja narrativa expositiva pretende representar a vida social, cultural, religiosa e económica das comunidades da Terra de Miranda.
Direção Regional de Cultura do Norte
O Museu da Terra de Miranda, localizado em Miranda do Douro, encontra-se afeto à gestão da Direção Regional de Cultura do Norte, um organismo desconcentrado do Ministério da Cultura de Portugal.
A Direção Regional de Cultura do Norte tem por missão, na respetiva circunscrição territorial e em articulação com os organismos centrais do Ministério da Cultura, a criação de condições de acesso aos bens culturais, o acompanhamento das atividades e a fiscalização das estruturas de produção artística financiadas pelo Ministério da Cultura, o acompanhamento das ações de salvaguarda, valorização e divulgação do património arquitetónico e arqueológico e, ainda, o apoio a museus.
Museu Etnográfico de Castela e Leão
zamora
O Museu Etnográfico de Castela e Leão encontra-se localizado no centro histórico de Zamora, entre as ruas Sacramento, Barandales e Corral Pintado. Ao longo dos anos teve diferentes utilizações e edificações, facto que se reflectiu na preservação do portal principal da Cadeia Real, datado de finais do século XVI, na fachada posterior do Museu Etnográfico.
Nos últimos anos do século XVIII foi decidido que abrigaria a antiga Casa da Misericórdia, uma das muitas instituições de caridade criadas neste período. No final do século XX, este terreno foi adquirido pela Caja España após a demolição de alguns edifícios que pertenceram à Zamora Industrial S.A., que incluíam uma fábrica têxtil e armazéns, e que também deixaram a sua marca na fachada posterior do Museu.
Junta de Castilla y León
O Museu Etnográfico de Castela e Leão encontra-se afeto à gestão da Comunidade Autónoma da Junta de Castilla y León. Integra a lista dos Museus Regionais da região, os quais representam uma parte importante da sua identidade simbólica e cultural, não esquecendo o seu papel de precursores de manifestações vanguardistas. São geridos pela Fundación Siglo para el Turismo y las Artes de Castilla y León. O Museu Etnográfico de Castela e Leão foi criado para ser um expoente do património etnográfico da região, no seu sentido mais amplo e centro de investigação e documentação antropológica, conservação e divulgação dos testemunhos da cultura tradicional dentro da comunidade autónoma.
Onde Estamos
Museu da Terra de Miranda
Praça D. João III, 2
5210-190 Miranda do Douro
_ _ _ _ _
Museo Etnográfico de Castilla y León
C/ Sacramento s/n
49004 Zamora